11 DE AGOSTO DE 2025 (EDW) - 14 DE AGOSTO DE 2025 (FC)

Habilidade: Analisar e discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis.

Ecologia:

É o estudo científico das relações entre os seres vivos (plantas, animais, microrganismos) e o ambiente em que vivem, incluindo tanto os componentes bióticos (outros seres vivos) quanto os abióticos (clima, solo, água). A ecologia busca entender como os organismos interagem entre si e com seu ambiente, como se distribuem, como evoluem e como seus ambientes são afetados por eles.

Ambientalismo:

É um movimento social e político que se preocupa com a proteção do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade. Envolve diferentes perspectivas e abordagens, desde a defesa da natureza e da biodiversidade até a busca por soluções para problemas ambientais como poluição, desmatamento e mudanças climáticas. O ambientalismo muitas vezes se manifesta através de ações práticas, como campanhas de conscientização, pressão sobre governos e empresas, e defesa de políticas públicas que visem a proteção ambiental.

Em termos práticos:

  • Um ecologista é um cientista que estuda ecologia, enquanto um ambientalista é alguém engajado em ações e movimentos para proteger o meio ambiente.
  • Um ecólogo pode ser um pesquisador que estuda o impacto de uma espécie invasora em um ecossistema, enquanto um ambientalista pode estar envolvido em uma campanha para reduzir o uso de plástico.
  • Ambos os termos estão relacionados, pois o conhecimento científico da ecologia é fundamental para embasar as ações e decisões do movimento ambientalista.

Em resumo: 

A ecologia é a ciência, e o ambientalismo é o movimento. Ambos são importantes para a compreensão e a proteção do meio ambiente, mas cada um atua em um nível diferente: a ecologia no nível do estudo científico e o ambientalismo no nível da ação e da mudança social.

Em resumo, o ecologismo e o ambientalismo são termos frequentemente usados de forma intercambiável, mas possuem nuances distintas. O ambientalismo é um movimento social e político amplo que busca proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade, muitas vezes com foco em ações e mudanças de comportamento. Já a ecologia é uma ciência, um ramo da biologia, que estuda as relações entre os organismos e seus ambientes. Enquanto o ambientalismo é um movimento com uma visão mais ampla e abrangente, a ecologia é um estudo científico mais específico. 

Atividade: Elaborar um pequeno resumo comparando ambientalismo e ecologismo.


15 DE AGOSTO DE 2025 (FC)

Enchentes no Sul do Brasil, queimadas na Califórnia, ondas de calor extremo. Os sinais da crise climática estão por toda parte. O documentário Sem Retorno, mostra o que pode acontecer se a temperatura global continuar subindo — e por que os próximos anos serão decisivos para a humanidade. Idealizada pela jornalista Raquel Arriola, do UOL, a produção conta com a participação de cientistas como Paulo Artaxo (Universidade de São Paulo), Carlos Nobre (Universidade de São Paulo), Luciana Gatti e Antônio Nobre (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Alexandre Costa (Universidade Estadual do Ceará), que são referência no estudo do clima e ajudam a entender os impactos já visíveis e os caminhos possíveis para enfrentar o colapso climático. 

ATIVIDADE: Relatar em poucas linha assistindo o vídeo ''Uma sugestão para Salvar o Planeta Terra"